terça-feira, 25 de maio de 2010

Conhecendo melhor o PROJUDI (PROCESSO JUDICIAL DIGITAL)

O processo judicial digital, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um sistema de informática que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processos realizados no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital. O funcionamento do Projudi é bastante simples e seguro. Os advogados e os cidadãos que desejem ingressar com alguma reclamação nos Juizados Especiais podem utilizar a Internet ou se dirigir ao setor de atendimento dos juizados. Esses pedidos serão registrados eletronicamente, com distribuição e cadastramento automático do processo. A partir daí todos os atos serão realizados utilizando-se o computador, com a eliminação do papel.
Os objetivos da utilização de tais programas são, agilizar a justiça, quebrando barreiras geográficas e proporcionando acesso instantâneo aos dados dos processos, facilitando assim à advogados e juízes, que poderão praticar atos processuais sem necessariamente ter que estar presentes a sede da justiça. A automação de rotinas e a rapidez na tramitação de processos melhorarão a qualidades dos atendimentos as partes, por ultimo porem não menos importante a redução de custos e despesas dos processos.
Fica como sugestão de leitura para melhor entender o universo do processo judicial digital, a monografia O Processo Eletrônico e sua Implementação na Justiça Brasileira, de autoria de Leandro de Lima Lira.

https://projudi.tjba.jus.br/projudi/informacoesExtras/MonografiaProcessoDigitalLeandro.pdf


fonte: site "https://projudi.tjba.jus.br/projudi/"

Nenhum comentário:

Postar um comentário